terça-feira, 5 de maio de 2009

Peter Zumthor ganha o Prêmio Pritzker 2009

O arquiteto suíço Peter Zumthor, de 65 anos, nascido na Basiléia, trabalha na cidade de Haldenstein desde 1979. No município com mil habitantes, ele conta com uma pequena equipe de colaboradores e é conhecido por recusar diversos trabalhos, assim como por acompanhar todos os projetos desde a concepção inicial até a conclusão da obra.
O comunicado da Fundação Hyatt, que organiza o prêmio, destacou o projeto executado nas Termas de Vals (Suíça). Outras obras de Zumthor são o Museu Kunsthaus (Austria), o Museu de Arte Kolumba (Alemanha), a Capela de São Benedito (Suíça) e a Capela rural Irmão Klaus (Alemanha).
Na primeira vez que eu vi os trabalhos do Zumthor, lembrei na mesma hora do Mies. Eu sou fã do Mies de carteirinha, ainda sou mais ele, mas gostei dos projetos do Zumthor. A foto abaixo é da Termas de Vals, tal projeto que ganhou destaque.


Andei lendo sobre Paulo Mendes da Rocha... saiu uma matéria na Folha Mais, da Folha de São Paulo, que eu achei um saco. Maaaas, serve pra entender um pouco a visão dele pro seu projeto Cais das Artes, na sua cidade natal, Vitória. A matéria só cita as dificuldade do terreno, lençol freatico... só que, se eu não me engano, ele tá tendo um problema com o gabarito do lugar e o tamanho do seu projeto, na intervenção dele na paisagem... essas coisas. Quem quiser ler, este é um link que eu encontrei pra essa matéria, já que, para ler no site da Folha, tem que ser cadastrado. Lá também fala um pouquinho mais do Peter Zumthor.

Nenhum comentário: